MJUVENTUDE.png

Programação do Mês da Juventude 2017


Ao longo do mês de agosto, o Governo da Paraíba através da Secretaria Executiva de Juventude da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, realiza o “Mês da Juventude”. A programação construída em parceria com municípios, secretarias de estado e sociedade civil, é composta por um conjunto de atividades culturais, políticas, de saúde juvenil, educação e esporte, espalhadas por todas as regiões do estado para mostrar a força das juventudes paraibanas.

Neste sentido e como resultado dos diálogos e compromissos construídos, surgiu o “Mês da Juventude” como um espaço para fortalecer esta determinação do executivo estadual e dos demais parceiros/as, tendo como foco principal o fomento ao empoderamento, participação e protagonismo juvenil na Paraíba.

Agosto desde 2015, passou a incluir além do dia mundial da juventude e do dia do estudante (dias 12 e 11 respectivamente), um período de participação e diálogo intenso e fundamental dentro do estado da Paraíba. O momento agora é de avançar cada vez mais na construção das políticas públicas e no fomento aos espaços e capacidade de expressão, criação e desenvolvimento das potencialidades das juventudes paraibanas.

Em 2017, ocorrerá a terceira edição do Mês da Juventude e novamente o evento trará um conjunto de mais de 100 atividades, ações e serviços nas mais diversas áreas, tendo em vista a intersetorialidade das pautas e anseios das juventudes que serão realizadas em todas as regiões do estado.

O foco desta edição é a pluralidade das juventudes paraibanas, com o tema "Sem rótulos: quem me define sou eu" a programação trará o protagonismo e participação juvenil como vertente de diálogo, construção e avanço, trabalhando pela garantia dos direitos adquiridos e sua aplicabilidade, além da ampliação e efetivação das necessidades das juventudes paraibanas.

A busca pela construção de mundo e identidade juvenil, será uma das principais perspectivas abordadas nessa edição do Mês da Juventude. Na Paraíba, a juventude de acordo com o IBGE, corresponde a cerca de 26% da população paraibana, ou seja, mais de 1 milhão de paraibanos e paraibanas se enquadram dentro dessa faixa etária (15 a 29 anos) que possui como principal característica a sua pluralidade.

Compõe nesses mais de um milhão de jovens, toda uma diversidade de gêneros, LGBTs, negros e negras, jovens rurais, jovens da cidade, desportistas, artistas, estudantes, trabalhadores, pais e mães, enfim, uma diversidade só compreendida no seguimento da juventude. Esta diversidade, requer políticas públicas e ações específicas, é necessário compreender as demandas destes jovens e possibilitar a eles, instrumentos que apontem caminhos para a efetivação de seu protagonismo e construção de identidade. É dentro dessa perspectiva que está sendo construída a programação da terceira edição do Mês da Juventude, visando a valorização da diversidade, o protagonismo e o empoderamento das juventudes.

Notícias