Notícias

Programação especial encerra Mês da Juventude no Espaço Cultural

publicado: 25/08/2016 16h25, última modificação: 25/08/2016 16h33
BNegão e Seletores de Frequência

A segunda edição do Mês da Juventude termina neste domingo (28) com uma programação especial que inclui exposição fotográfica e música. A noite começa com uma apresentação inédita de alunas do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima) junto com o coletivo Sinta a Liga Crew – formado por artistas que são referência na cena Hip Hop paraibana.

O concerto começa às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira e promete reunir o melhor da música clássica, com as batidas do Hip Hop.  Na Praça do Povo do Espaço Cultural, a atração principal é BNegão & Seletores de Frequência, que traz à capital paraibana o show “Transmutação”, título de seu mais novo álbum. Antes dele, o palco é do projeto Music From Paraíba, que apresenta uma edição dedicada ao hip hop com Wildson MC, Jog de La Grota e Preto Alisson. As bandas começam a se apresentar às 20h.

Assim que chegar no Espaço Cultural José Lins do Rego, o público poderá visitar a Exposição Olhar Camponês: Território e Produção, uma seleção de 20 fotografias retiradas por jovens rurais paraibanos que participam de um concurso fotográfico homônimo. A atividade, assim como os shows, faz parte das ações comemorativas do Mês da Juventude, uma promoção do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

As entradas para os shows e a exposição, serão através da doação de um livro para o Projeto Corredor da Leitura, uma parceria da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que vai disponibilizar livros em corredores de repartições públicas e entidades da sociedade civil. A entrega do material será feita na entrada principal do Espaço Cultural, a partir das 18h, quando serão abertos os portões para o público.

BNegão & Seletores de Frequência – BNegão está à frente de uma das bandas mais versáteis da música brasileira atual – e definitivamente uma grande embaixadora dos novos sons feitos no país. BNegão & Seletores de Frequência é reverenciada por sua mistura de ritmos quentes com a retórica sempre consciente de seu vocalista.

A jornada começou com o sucesso alcançado pelo grupo Planet Hemp. A banda ficou famosa nacionalmente nos 90, misturando funk, hip hop, hardcore, ragga e música psicodélica. Antes, BNegão foi integrante da Funk Fuckers, ícone do undergroud carioca na mesma década. Mais adiante, 2003 foi o ano chave para a banda, que lançou seu primeiro disco, Enxugando Gelo, e definiu seus membros oficiais: BNegão (voz), Pedro Selector (trompete e voz), Fábio Kalunga (baixo), Robson Riva (bateria e voz) e Fabio Moreno (guitarra e voz).

Concerto do projeto Prima e Sinta a Liga Crew – A performance une o erudito da orquestra do Prima com as batidas, sonoridades e estética do Sinta a Liga na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. A diretora-geral do Prima, a maestrina Priscila Santana, falou da expectativa para o concerto. “O repertório será muito interessante, e tenho certeza de que o público irá apreciar. Faremos a apresentação da Sinfonia nº 5 e nº 9 do Beethoven com a sonoridade, com as batidas do Sinta a Liga. Logo em seguida, haverá uma troca: o Sinta a Liga Crew irá se apresentar com o acompanhamento da Orquestra”, disse.

Priscila Santana destacou que a apresentação das meninas do Prima com o coletivo Sinta a Liga Crew, formado só por mulheres, faz parte da política do Programa de Inclusão Social. Outro objetivo da apresentação é chamar a atenção contra a cultura do estupro. “No Prima, trabalhamos vários aspectos visando à construção da cidadania dos nossos alunos. Temas que estão em pauta, a exemplo da cultura do estupro, também discutimos para que tenhamos condições de superar. A arte é um ótimo caminho para vencermos estes e outros obstáculos”, explicou Priscila.

Wildson MC - Natural de Cabedelo (PB), é um MC da cena underground que busca expor suas ideias em versos, transmitindo seu sentimento através de ritmo e poesia, com letras que falam de tudo. Wildson lançou, em 2011, o EP intitulado “Esquecidos do Passado”, cuja produção é assinada por Renato Oliveira ( Estúdio Gota Sonora) e contém as participações de DJ Mauro (PB), Rey Freittas (PB) e Helyone (PB).

Preto Alisson MC – No meio musical desde 1997, seus primeiros trabalhos foram aos 13 anos quando começou a fazer funk com algumas influências de rap, envolvido na cultura hip-hop. Naquela época formou o grupo Treta de Favela, que participou da abertura do show de Racionais MCs e outros eventos importantes na cultura hip-hop. Em abril de 2009 formou o Abiarap que foi a junção do Treta de Favela com outro grupo local, Reação da Periferia. Em 2010 trabalhou como backing vocal de Sacal, artista da Paraíba, quando teve oportunidade de compartilhar palco com grandes nomes da música nacional como Gabriel o Pensador e BNegão. Em 2012, deu início ao trabalho solo junto com a MC Preta Langy.

Jog de La Grota – O rapper Jorge Ferreira dos Santos (Jog de la Grota) descobriu seu talento em 1999, após participar de uma oficina de rima ministrada por Cassiano Pedra, Gutenberg e Rodrigo Primata. A partir daí, decidiu correr atrás do seu projeto de vida que hoje é o rap.

Serviço: Encerramento do mês da Juventude

 

Sinta a Liga Crew e Orquestra do Prima

Hora: 19h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

 

Show com o BNegão & Seletores de Frequência

Especial Music From Paraíba – edição hip hop: Wildson MC, Jog de La Grota e Preto Alisson MC

Data: 28/08 (domingo)

Abertura dos portões: 18h

Local: Praça do Povo / Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa

Entrada: doação de um livro paradidático