ID Jovem Nordeste será lançado em João Pessoa nesta segunda-feira

publicado: 09/06/2017 14h13, última modificação: 09/06/2017 14h17
ID JOVEM NE

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta segunda-feira (12), às 10h, do lançamento do ID Jovem Nordeste, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria Executiva de Juventude, e pela Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal. A solenidade contará com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, de todos os secretários de juventude nordestinos, além de prefeitos e gestores de juventude de mais de 100 municípios paraibanos.

Na solenidade, acontecerá o lançamento oficial para a região Nordeste do documento ID Jovem (Identidade Jovem), com a apresentação do programa que garante aos jovens com renda familiar de até dois salários mínimos o direito à meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Os jovens devem ser inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Após o lançamento do ID Jovem e aproveitando a vinda dos gestores de juventude dos estados da região, acontecerá também um encontro regional do Fórum de Gestores de Juventude (Forjuve), que seguirá até a terça-feira. Na pauta do encontro estará o planejamento de ações em conjunto, a construção de projetos para captação de recursos para implementação de políticas públicas nos estados da região, além da troca de experiências de trabalho e ações entre os gestores.

De acordo com a secretária executiva de Juventude da Paraíba, Priscilla Gomes, o lançamento do ID Jovem Nordeste em conjunto com o encontro do Forjuve demarcará um momento fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude Paraíba assim também como o Nordeste.

“É fundamental trazer para o centro da pauta política e das agendas de gestão, a política pública de juventude, nesse sentido. O ID Jovem surge como uma garantia de direitos previstos no estatuto da juventude e, portanto, uma conquista fundamental para as juventudes. Trazer para a Paraíba esse evento será uma oportunidade de trocar experiência com os gestores que aqui estarão, além de demonstrar os avanços que temos tido no estado”, explica Priscilla Gomes.

“O Governo da Paraíba tem o olhar para todos os segmentos e trabalhar pela juventude paraibana é um das missões. É mais um evento que reunirá gestores ligados à pasta de inúmeros lugares e, por isso, aproveitamos e fazemos o convite e todos serão bem vindos”, frisou o secretário da Sejel, Bruno Roberto.