Você está aqui: Página Inicial > Ações e Serviços para as Juventudes > Assistência Social

Assistência Social 

FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência

R. Dr. Orestes Lisboa, s/n – Conj. Pedro Gondim, João Pessoa-PB

Telefone: (83) 3214.7879 / 3243.8466 / 3243.8763 Fax: 3224.2495

E-mail: funad@funad.pb.gov.br

Site: www.funad.pb.gov.br

Inclusão a Arte – Reabilitação de pessoas com deficiência através da arte. Atividades culturais por meio de oficinas de artes visuais, artes manuais, danças folclóricas, dança popular, dança especial em cadeira de rodas, dança artística, música e de teatro, através do Núcleo de Vivência e Artes (NVA).

Mostra de Arte Inclusiva do Estado da Paraíba - Reuni trabalhos artísticos desenvolvidos por instituições que atuam com pessoas com deficiência. As ações voltadas para a juventude são contempladas nestas atividades com grupos específicos entre 16 a 29 anos.

Bloco Portadores da Folia - Bloco carnavalesco inserido no calendário do Folia de Rua, se apresentando toda terça-feira antes do carnaval. O Bloco é composto também por uma prévia onde são escolhidos o Rei e a Rainha do Bloco e apresentado o estandarte com o tema do Bloco.

Projeto Quadrilhando Sobre Rodas - Quadrilha junina composta por usuários cadeirantes da FUNAD.

Promoção da Educação Inclusiva: Salas de Recursos Multifuncionais (SEM) – Os alunos com deficiência matriculados em classes comuns do ensino regular na Rede Estadual de Ensino, possuem Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

Promoção da Educação Inclusiva: Ônibus Acessíveis - Promover condições de acessibilidade dos jovens com deficiência no trajeto às escolas públicas de ensino regular dos municípios.

Promoção da Educação Inclusiva: Centro de Apoio ao Portador de Deficiência Visual (CAP) - Apoio a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado e a produção de material didático acessível aos estudantes com deficiência visual.

Promoção da Educação Inclusiva: Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS) - Promove a educação bilíngue, por meio da formação continuada de profissionais para oferta do AEE a estudantes surdos e com deficiência auditiva e da produção de materiais didáticos acessíveis e apoio pedagógico no contra turno escolar aos alunos surdos que estão inseridos na rede estadual de ensino.

Atendimento Clínico para Reabilitação das Pessoas com Deficiência - Disponibilidade de 04 serviços especializados em reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, além das oficinas terapêuticas.

Promoção do Paradesporto: Inclusão de pessoas com deficiência no Programa Bolsa Atleta Nacional - Dos 288 atletas paraibanos que tem bolsa atleta, 52 são paratletas e 14 são técnicos que atuam no paradesporto. Na FUNAD, 14 atletas têm bolsa de rendimento e 03 atletas tem bolsa institucional.

Promoção do Paradesporto: Participação dos atletas com deficiência em campeonatos locais, regionais e nacionais - Participação de adolescentes e jovens nos Jogos Paraescolares e no Circuito das Loterias Caixa nas modalidades de natação, bocha e atletismo.

Emissão de Carteiras de Passe Livre Intermunicipal - Emissão de carteiras de passe livre intermunicipal para garantir o acesso gratuito ao transporte público dentro do município de João Pessoa.

Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho - Encaminhamentos de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho pela FUNAD através da Coordenadoria de Colocação Profissional (CORPU).

Cursos Profissionalizantes - Habilitação de pessoas com deficiência em atividades profissionalizantes, ofertando cursos como informática, encadernação, manicure, depilação, além dos cursos ofertados em parceria com outras instituições.

Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência - O Dia D visa promover encontro entre as empresas e pessoas com deficiência para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba através da FUNAD e SEDH, com parceria do Ministério Público do Trabalho e empresas que promovem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Central de Interpretação de LIBRAS (CIL) - As Centrais de LIBRAS garantem a presença de um intérprete de LIBRAS para os surdos que precisam de atendimento nos serviços públicos, a exemplo da saúde e justiça.

Implantação do Serviço de Dispensação e Adaptação de Prótese Auditiva - Dispensar e adaptar próteses auditivas para pessoas com deficiência auditiva moderada, auxiliando na sua reabilitação e melhor qualidade de vida.


FUNDAC – Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” - Atender ao socio educando centrado na Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei 12.594 SINASE - Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo e Legislação afins.

Rua Prof. José Coelho 30, Tambiá, João Pessoa-PB, 58.013-040

Telefone: (83) 3222-7582

Centro Educacional do Adolescente - CEA João Pessoa

Av. Santa Barbara S/N, Jardim Cidade Universitária, João Pessoa-PB

Telefone: (83) 3255-5228

Centro Educacional do Jovem - CEJ João Pessoa

Av. Santa Barbara S/N, Jardim Cidade Universitária, João Pessoa-PB

Telefone: (83) 3255-5198

Centro Socioeducativo Edson Mota - CSE João Pessoa

R. Severino Macena Dantas S/N, Mangabeira VII, João Pessoa-PB

Telefone: (83) 3238-5794

Casa Educativa

Diretora da Unidade Feminina: Aurea Duarte

Telefone: (83) 3214-2844

Lar do Garoto Padre Otávio Santos

Sitio Imbaúba, Zona Rural, Lagoa Seca-PB

Telefone: (83) 3366-2298

CEA Sousa

Telefone: (83) 3522-6151

Projeto: Ler, Entender e Fazer. Finalidades: Sanar os Déficits na Aprendizagem do Educando - Destinado aos autores de atos infracionais de internação, determinada pelo Juizado da Infância e juventude.

Projeto Semeando a Paz - Estabelece uma harmoniosa convivência interpessoal entre os sócioeducandos, destinada aos autores de atos infracionais de internação, determinada pelo Juizado da Infância e juventude/semiliberdade.

Projeto Olimpíada de Matemática - Estimula a participação de todos adolescentes e jovens na OBMEP. Destinada aos autores de atos infracionais de internação semiliberdade, determinada pelo Juizado da Infância e juventude.

Projeto: Letramento Rompendo Grades - Saber cuidar e saber fazer. Tem por finalidade sanar déficits de aprendizagem do educando.

Projeto: Vocabulando meu nome – Destinado a adolescentes privados de liberdade, o projeto tem por finalidade alfabetização, garantindo a leitura e escrita.

Exame Nacional do Ensino Médio - Avaliação dos educandos e possibilidades de ingresso na Universidade.

PRONATEC - Garante a oferta de emprego através de cursos profissionalizantes.

Oficinas do Eixo Arte, Cultura e Esporte - Segue as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo -SINASE que determinam realizações de oficinas ocupacionais e terapêuticas, proporcionando bem estar e o desenvolvimento das habilidades dos adolescentes e jovens.

Oficina de esporte: futsal e futebol.

Música: percussão; ritmo regional; violão; cavaquinho; flauta.

Artes: Mosaico, marchetaria; artes plásticas; teatro; circo; leitura e produção em ritmo e poesia, leitura dramatizada.

Desporto: raciocínio lógico.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional